O plano de ação do projeto segue simultaneamente um programa de eventos recorrentes, como a procura, sinergias e necessidades que nos chegam de fora. O nosso objetivo é proporcionar a alternativa social e inclusiva que tantas pessoas queer anseiam. Por isso, a nossa agenda é pautada por passeios, atividades recreativas, momentos de partilha e debate, cinema, oficinas, presença em ações de rua, entre outros.
Regra geral, as nossas atividades são gratuitas e abertas a toda a gente, basta aparecer. Recomendamos ler os detalhes de cada evento, no entanto, para estares sempre a par das informações.
Desde 2018 que o Porto Inclusive organiza este encontro anual de puro convívio e espírito comunitário no Parque da Cidade. Marcado tradicionalmente no último sábado de julho, depois da vaga de marchas e festivais em torno do mês do orgulho LGBTI+, este piquenique visa ser um momento mais relaxado, revitalizante e verdadeiramente promotor de conexões entre o pessoal queer. Para tal o evento inclui dinâmicas artísticas, quebra-gelos, dança e música, com a colaboração de pessoas e grupos parceiros.
Iniciado em 2024, este ciclo de conversas serve para trazer à discussão vários temas da esfera queer, ativista e não-normativa, aproximando oradores e público geral. Esta proposta parte da necessidade de criar ações com foco na educação e politização das pessoas, num espaço inclusivo e horizontal.
Integrando a Comissão que organiza a marcha do orgulho da cidade, investimos os nossos esforços em empoderar a mesma através de apoio no planeamento, logísticas, dinamização e esclarecimento externo.
Paralelamente, educamos para as questões LGBTI+, promovemos uma consciência política e facilitamos a participação ativa e informada nas lutas sociais.
Sabemos que há maior risco das pessoas LGBTI+ se sentirem mais fragilizadas e isoladas em festas e celebrações tradicionais em torno da família. Por isso tentamos criar alternativas que permitam ao público queer marcar as festividades junto de pares e em ambiente seguro.
Na Páscoa temos vindo a organizar oficinas de pintura e jogos de caça aos ovos tradicionais. Na quadra natalícia é costume alguns passeios e trocas de prendas entre participantes. Além disso, já assinalamos datas como São Valentim ou o Halloween com propostas inclusivas às identidades queer.
As nossas festas são momentos cheias de música, cor e animação, e que tentamos enriquecer com algumas propostas que promovem a interação entre participantes e criação de novas conexões. São ainda um forma de angariarmos fundos para a manutenção do projeto e apoio a entidades externas.